Acreditações

Propinas UE (2025/2026)
Propinas fora da UE (2025/2026)
Tem a duração de 2 anos letivos (4 semestres), em regime laboral, e é lecionado em português.
Combina unidades curriculares obrigatórias, de conteúdos transversais a qualquer área da psicologia social e das organizações, com um conjunto de unidades curriculares optativas que permitem a cada estudante desenhar o percurso académico nos domínios da Psicologia Social e das Organizações que mais se ajustam aos seus interesses.
No segundo ano do mestrado é realizada uma dissertação, que poderá corresponder a um projeto de investigação ou a um projeto de intervenção, bem como um estágio. São exemplos de áreas e locais de estágio recentes:
- Psicologia Social, Avaliação ou Intervenção Psicossocial (APAV, Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Associação de Solidariedade SUBUD, Câmara Municipal do Barreiro, DICAD-Centro de Respostas Integradas, Comissariado para as Migrações);
- Consultoria, Recursos Humanos, Recrutamento & Seleção, Gestão de Carreiras (El Corte Inglès, Auchan, Addeco, KW Select, Get the Job, EDP, Hoti Hotéis, SLB);
- Consumo e Comunicação (UCC Coffee);
- Formação, Desenvolvimento Pessoal, Planos socio-educativos (Centro Qualifica, Casa de Nossa Sra. da Saúde, Do it Better, Volskwagen);
- Investigação (CIS-IUL, LAPSO, Media LAB, Boyden); Saúde e Bem-estar (ISCTE-IUL, Health Enhancement Research Organization).
Plano de Estudos para 2025/2026
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
1º Ano | ||
Métodos Avançados de Investigação em Psicologia
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Abordagens e Temas Emergentes em Psicologia Social
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projetos de Intervenção em Psicologia Social e Organizacional
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenvolvimento de Competências Profissionais e Académicas
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dinâmicas Organizacionais e Temas Emergentes
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Métodos Avançados de Análise de Dados
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Análise de Dados | 6.0 |
Métodos Avançados de Análise de Dados
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Análise de Dados | 6.0 |
Análise de Dados Qualitativos em Psicologia
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Análise de Dados | 6.0 |
Análise de Dados Qualitativos em Psicologia
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas > Análise de Dados | 6.0 |
2º Ano | ||
Estágio de Psicologia Social e das Organizações
30.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 30.0 |
Trabalho de Projeto em Psicologia Social e das Organizações
30.0 ECTS
|
Trabalho Final | 30.0 |
Dissertação em Psicologia Social e das Organizações
30.0 ECTS
|
Trabalho Final | 30.0 |
Métodos Avançados de Investigação em Psicologia
O/a aluno/a que complete com sucesso esta Unidade Curricular é capaz de:
OA1: Executar uma síntese qualitativa de pesquisa da literatura.
OA2: Distinguir diferentes tipos de estudos e conhecer as suas potencialidades e limitações.
OA3: Resolver um problema de investigação conduzindo um estudo científico.
OA4: Explicar e distinguir diferentes estratégias de análise de dados e demonstrar capacidade para apresentar resultados de uma investigação.
OA5: Identificar as etapas do processo de publicação e escrever um artigo científico.
CP1. Desenvolvimento de ideias de pesquisa e fundamentos do processo de investigação.
CP2. Vantagens e limitações metodológicas associadas à adoção de diferentes tipos de estudos.
CP3. Preparação e implementação de um estudo de investigação.
CP4. Estratégias de análise de dados e apresentação de resultados de uma investigação.
CP5. Processo de disseminação e publicação: Estrutura de diferentes artigos científicos, preparação, submissão e revisão de um artigo para publicação; e elaboração de posters científicos.
O/as aluno/as podem frequentar esta unidade curricular em regime de avaliação ao longo do semestre ou de exame final. Para obterem aproveitamento em regime de avaliação ao longo do semestre deverão:
1) Apresentar o conjunto de trabalhos requerido nesta UC (investigação realizada em grupo e apresentada sob a forma de poster e escrita de pequeno artigo científico de síntese da investigação realizado individualmente).
2) Estar presentes nas aulas Teórico-Práticas (podem faltar no máximo a 3 Teórico-Práticas) e, pelo menos, a um mínimo de 50% de Práticas Laboratoriais.
Em regime de avaliação ao longo do semestre, os alunos estarão sujeitos a 3 formas de avaliação:
1) um trabalho de grupo sobre a investigação realizada durante o semestre apresentado oralmente e em formato poster (50%);
2) um trabalho individual sobre a investigação realizada ao longo do semestre, apresentado sob o formato de pequeno artigo científico (45%)
3) participação em estudos no LAPSO (1h30 no sistema SPI) (5%). Esta participação pode ser substituída por uma tarefa proposta pelo/a docente.
Ficam aprovados o/as aluno/as que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores.
O/as aluno/as que não estiverem inscritos em avaliação ao longo do semestre poderão recorrer ao regime de avaliação por exame final. No regime de avaliação por exame final, o/as aluno/as apresentam individualmente os mesmos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, mas estão dispensados de comparecer às aulas TP e PL.
Aos/às aluno/as que reprovem na avaliação na primeira época ou que pretendam melhorar a sua nota será conservada a melhor nota dos trabalhos realizados durante o semestre e será pedido que elaborem um novo trabalho de investigação a acordar com o docente (entrega até à data de avaliação da 2ª época), com submissão do artigo escrito e defesa oral em data e hora a combinar.
Dunn, P. K. (2024). Scientific Research and Methodology: An introduction to quantitative research in science and health. https://bookdown.org/pkaldunn/SRM-Textbook
Ray, W. J. (2022). Research methods for psychological science. Thousand Oaks : Sage.
Heard, S. B. (2021). The scientist's guide to writing: How to write more easily and effectively throughout your scientific career (2nd ed.). Princeton University Press.
Harrison, E., & Rentzelas, P. (2021). Your psychology dissertation. Sage.
Guidelines for researchers on personal data protection https://iscte-iul.pt/assets/files/2022/12/12/1670862287212_guidelines_for_researchers_on_personal_data_protection.pdf
Prada, M. & Garrido, M.V. (2013) Conhecer as regras do jogo: Uma introdução as normas para escrita científica da American Psychological Association. Psicologia, 27, 2, 107-143
American Psychological Association (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). Washington, DC: Author.
Bryman, A. & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS para windows (3ª Ed.). Oeiras: Celta.
Fiske, S.T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (Eds.) (2010). The handbook of social psychology (5th ed., Vol. I, pp. 51-139). Hoboken, New Jersey: Wiley.
Reis, H., & Judd, C. (2014). Handbook of research methods in social and personality psychology. (2nd Ed.) Cambridge: Cambridge University Press.
Sternberg, R. J. (Ed.) (2019). Guide to publishing in psychology journals (2nd Ed.), Cambridge: Cambridge University Press.
Bibliografia específica será recomendada nas aulas teórico-práticas a decorrer durante o semestre e nos encontros tutoriais com os investigadores.
Abordagens e Temas Emergentes em Psicologia Social
O/A aluno/a que complete com sucesso esta UC será capaz de:
OA1. Enquadrar teoricamente cada uma das temáticas
OA2. Conhecer as principais abordagens metodológicas adotadas para cada temática
OA3. Analisar criticamente a literatura sobre cada temática
OA4. Discutir as implicações práticas da investigação sobre cada temática
OA5. Refletir sobre as questões éticas associadas a cada temática
OA6. Propor nova investigação sobre temáticas emergentes da psicologia social.
OA7. Propor novas implicações e intervenções sobre temáticas emergentes da psicologia social.
1. Mudança Comportamental
1.1. Decisão racional versus decisão comportamental: Racionalidade limitada e impacto nas decisões
1.2. Arquitetura da escolha e nudging
2. Neurocognição da percepção social
2.1. Neurodiversidade e percepção de pessoas
2.2. Cognição social na era digital e inteligência artificial
3. Discurso de ódio e Relações intergrupais
3.1 Uma abordagem psicossocial e linguística ao discurso de ódio online
3.2. Contradiscurso: uma ferramenta para combater o ódio?
Ao longo do semestre: Assiduidade obrigatória em 75% das aulas. Elementos de avaliação: Trabalho de grupo escrito sobre um dos módulos programáticos, num tema à escolha dentro desse módulo (40%); frequência (60%). Aprovação requer nota mínima de 9.5 valores em cada elemento.
Avaliação final: Exame, nas condições vigentes no RGAC. A nota pondera a 100%: exame (60%), ensaio escrito sobre tema proposto pela equipa docente (40%). Aprovação requer nota igual ou superior a 9.5 valores.
Carvalho, P., Caled, D., Silva, C., Batista, F., & Ribeiro, R. (2024). The expression of hate speech against Afro-descendant, Roma, and LGBTQ+ communities in YouTube comments. Journal of Language Aggression and Conflict, 12(2), 171-206
Fernandes, J. M., Cajão, R., Lopes, R., Jerónimo, R., & Barahona-Corrêa, J. B. (2018). Social cognition in schizophrenia and autism spectrum disorders: a systematic review and meta-analysis of direct comparisons. Frontiers in Psychiatry, 9, 504
Fischer, A., Halperin, E., Canetti, D., & Jasini, A. (2018). Why we hate. Emotion Review, 10(4), 309-320
Henschel, A., Hortensius, R., & Cross, E. S. (2020). Social cognition in the age of human–robot interaction. Trends in Neurosciences, 43(6), 373-384
Kahneman, D. (2012). Pensar, depressa e devagar. Temas & Debates
Thaler, R.H., & Sunstein, C. R. (2024). Nudge: A edição final. Lua de Papel.
Ariely, D. (2020). Previsivelmente irracional. Lua de Papel
Firth, J., Torous, J., López‐Gil, J. F., et al. (2024). From online brains to online lives: understanding the individualized impacts of Internet use across psychological, cognitive and social dimensions. World Psychiatry, 23(2), 176-190
Guerra, R., Carvalho, P., Marques, C., Carmona, M., et al (2024). Unpacking online hate speech and counter-speech in Portuguese social media: A linguistic and social-psychological approach. Unpublished Working paper kNOwHATE EU project.
Projetos de Intervenção em Psicologia Social e Organizacional
O/A estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA1. Descrever as características e o ciclo de vida de um projeto
OA2. Identificar necessidades de mudança social e organizacional
OA3. Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar problemas no funcionamento dos grupos e das organizações;
OA4. Construir o modelo teórico de processo do projecto/programa;
OA5. Definir os objectivos, hipóteses, os recursos necessários e os canais, métodos e estratégias de intervenção no planeamento de um projecto;
OA6 Utilizar diferentes metodologias e processos na avaliação de projectos;
OA7 Conceber e avaliar diferentes tipos de projectos e programas.
OA8. Reportar sistematicamente a informação relevante de diagnóstico e de intervenção
CP1 Principais conceitos na concepção de Projectos
1.1 Definição de Projecto
1.2 Ciclo de vida de um projecto
CP2 Oportunidade do Projecto e identificação do problema
2.1 A definição do problema
2.2 Estratégias de definição de problemas: definição pelo cliente e análise de indicadores sociais
CP3 Abordagens do diagnóstico social e organizacional
3.1. Níveis de diagnóstico.
3.2. Tipo de consultadoria e modelos de diagnóstico.
3.3. Técnicas de diagnóstico social e organizacional no nível individual, grupal e organizacional.
3.4. Reporte e feedback do diagnóstico social e organizacional.
CP4 A teoria/investigação na concepção de projetos
4.1 Conceptualização do problema e racional teórico: abordagem dedutiva e indutiva
4.2 Definição da variável de resultado
CP5 Ferramentas e técnicas
5.1 Definição e componentes do Modelo Lógico (ML)
5.2 Objectivos e hipóteses
5.3 Canais, métodos e estratégias
CP6 Avaliação projetos
6.1 Tipos de avaliação
6.2 Desenhos e instrumentos de avaliação
Avaliação ao longo do semestre:
- Trabalho de Grupo + Apresentação: A ponderação final é de 50%.
- Frequência individual: A ponderação final deste trabalho é de 50%.
Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 9,5 valores na frequência.
Regime Exame:
Exame final (100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para a avaliação em regime de exame e melhoria de nota.
Não existem critérios mínimos de assiduidade.
Anderson, D. L. (2024). Organization development: The process of leading organizational change (6th ed.). SAGE Publications.
Buunk, A. P. (2021). Applying social psychology: From problems to solutions. SAGE
Eldredge, L. K. B., Markham, C. M., Ruiter, R. A., Fernandez, M. E., Kok, G., & Parcel, G. S. (2016). Planning health promotion programs: An intervention mapping approach. John Wiley & Sons.
Ferreira, A. I., & Martinez, L.F. (2023). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional (2ª edição). RH Editora.
Fialho, J., Silva, C., & Saragoça, J. (2017). Diagnóstico Social (2ª ed.). Sílabo.
Kok, G., Gottlieb, N. H., Peters, G. J. Y., Mullen, P. D., Parcel, G. S., Ruiter, R. A. C., … Bartholomew, L. K. (2015). A taxonomy of behaviour change methods: An Intervention Mapping approach. Health Psychology Review, 10(3), 297–312.
Newcomer, K. E., Hatry, H. P., & Wholey, J. S. (2015). Handbook of practical program evaluation. John Wiley & Sons
Anderson, D. (2017). Cases and Exercises in Organization Development & Change (2nd Edition). New York: Sage.
Lambert, B., Caza, B. B., Trinh, E., & Ashford, S. (2022). Individual-Centered Interventions: Identifying What, How, and Why Interventions Work in Organizational Contexts. Academy of Management Annals, 16(2), 508?546. https://doi.org/10.5465/annals.2020.0351
Fawcett, S.B., Francisco, V.T., Schultz, J.A., Berkowitz, B., Wolff, T.J., & Nagy, G. (2000). The Community Tool Box: A Web-based resource for building healthier communities. Public Health Reports, 115(2&3), 274-278
Freitas, B. (2009). Diagnóstico Organizacional e Perspectivas de Mudança? O caso do Corpo de Fuzileiros. Tese de Mestrado em Comportamento Organizacional. Iscte ? Instituto Universitário de Lisboa.
Levinson, H. (2013). Organizational Assessment: A Step-by-Step Guide to Effective Consulting. Washington, DC: American Psychological Association.
Marques, S. Vauclair, M.L., Rodrigues, R., Mendonça, J., Gerardo, F., Cunha, F. (2015). imAGES: Programa de intervenção de promoção de imagens positivas de envelhecimento em crianças e adolescentes. Lisboa: SCML & Leya Editores.
Michie, S., Richardson, M., Johnston, M., Abraham, C., Francis, J., Hardeman, W., ... & Wood, C. E. (2013). The behavior change technique taxonomy (v1) of 93 hierarchically clustered techniques: building an international consensus for the reporting of behavior change interventions. Annals of behavioral medicine, 46(1), 81-95.
Neves, J.G., Simões, E., & Garrido, M.V. (2015). Manual de Competências (3ª Edição). Lisboa: Sílabo.
Ruiter, R. A., Massar, K., van Vugt, M., & Kok, G. (2012). Applying social psychology to understanding social problems. Social psychology of social problems: The intergroup context, 337-362.
Schein, E. H. (1987). Process consultation. Massachusetts: Addison-Wesley.
Westland, J. (2006). The project management life cycle: a complete step-by-step methodology for initiating, planning, executing & closing a project successfully. Kogan Page Limited.
Desenvolvimento de Competências Profissionais e Académicas
O/A estudante que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de:
OA1. Conhecer o processo e contextos de realização de estágio curricular e de dissertação de mestrado
OA2. Identificar áreas e oportunidades de estágio curricular
OA3. Identificar temas e oportunidades para desenvolver dissertação de mestrado
OA4. Auto-diagnosticar as suas competências, interesses e motivações
OA5. Aplicar técnicas de organização eficiente do tempo individual de trabalho/estudo
OA6. Utilizar competências de comunicação assertiva adequadas a diferentes académicos e profissionais
OA7. Saber utilizar as técnicas de procura de emprego, criar um plano de carreira, escrever o cv, preparar e treinar os comportamentos adequados para responder em entrevistas de seleção
COMPETÊNCIAS ACADÉMICAS
CP1. Processo de identificação de temas e equipa de orientação para projeto de dissertação
CP2. Processo de identificação de áreas, equipa de orientação e organizações de acolhimento para estágio curricular
CP3. Competências de auto-diagnóstico de factores da tomada de decisão
CP4. Apresentação de potenciais áreas de estágio
CP5. Apresentação de potenciais áreas de investigação
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
CP6. Competências de gestão de tempo individual de trabalho (e.g., estabelecimento de objectivos e prioridades; planeamento e calendarização)
CP7. Competências de comunicação e técnicas de assertividade
CP8. Estabelecer um plano a curto/médio prazo de trajetória académica e profissional:
CP9. Conhecer o processo, métodos e instrumentos de procura de emprego
(Elaboração de cv e pitch);
CP10. A entrevista de emprego.
A avaliação ao longo do semestre inclui um trabalho de grupo sobre gestão de tempo com apresentação oral em aula (30%) e um trabalho individual sobre o plano de estágio e projeto de dissertação (70%). A avaliação no final do semestre requer que todos os elementos de avaliação sejam trabalhos escritos realizados individualmente. Ficam aprovados os/as estudantes que obtenham uma nota igual ou superior a 9.5 valores.
BibliografiaClark, T., Foster, L., M & Bryman, A. (2019). How to do your social research project or dissertation. Oxford University Press.
Garrido, M. V., & Prada, M. (Eds.) (2016). Manual de competências académicas. Edições Sílabo.
Kuther, T. L.., & Morgan, R. D. (2019). Careers in psychology: Opportunities in a changing world. SAGE
Roberts, J. (2022). Professional skills for psychology. Sage
Sweitzer, H. F., & King, M. A. (2019). The successful internship: Personal, professional, and civic development in experiential learning (5th ed.). Cengage
APA. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). A bibliografia complementar é sugerida ao longo das aulas. Os/as estudantes são encorajados a explorar os recursos bibliográficos (catálogo físico; bases online) disponíveis na instituição no(s) tópico(s) de interesse.
Dinâmicas Organizacionais e Temas Emergentes
OA1. Compreender as dinâmicas organizacionais e explorar os conceitos centrais das dinâmicas organizacionais numa abordagem multinível.
OA2. Analisar os temas emergentes nas organizações com recurso a modelos teóricos em comportamento organizacional.
OA3. Avaliar os desafios de mudança organizacional através da identificação das fases de mudança.
OA4. Identificar as novas formas e tendências de trabalho e e-Leadership.
Conteúdo Programático 1: Introdução às Dinâmicas Organizacionais
CP1.1. Conceito de dinâmicas organizacionais
CP1.2. Dinâmicas organizacionais numa abordagem multinível
CP1.3.Dependência de recursos
CP1.4.Transação de custos
CP1.5.Trocas sociais
CP 2: Temas Emergentes nas Organizações
CP2.1.Teoria dos Stakeholders
CP2.2.Teoria institucional
CP2.3.Teoria da agência
CP2.4.Inteligência artificial e robótica
CP2.5.Globalização e trabalho remoto
CP2.6.Diversidade e inclusão
CP2.7.Sustentabilidade
CP 3: Desafios de Mudança
CP3.1.As fases de mudança de Kotter
CP3.2.Teoria do comportamento planeado e a abordagem de Schein
CP3.3.Planeamento, execução e avaliação da mudança
CP 4: As novas formas de trabalho e e-leadership
CP4.1.Job Demands-Resources
CP4.2.Gig Economics
CP4.3.Nómadas digitais e espaços de Co-working
CP4.4.Novas perspetivas vocacionais no trabalho
CP4.5.Trabalho e gestão de equipas remotas e virtuais
CP4.6.Robótica e gestão de ambientes virtuais
CP4.7.E-leadership
Avaliação ao longo do semestre:
- Trabalho de Grupo + Apresentação: A ponderação final é de 40%.
- Frequência individual: A ponderação final deste trabalho é de 60%.
Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 8 valores na frequência. Não existem critérios de assiduidade
Regime Exame:
Exame final (100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para a avaliação em regime de exame e melhoria de nota.
Bankins, S., Ocampo, A. C., Marrone, M., Restubog, S. L. D., & Woo, S. E. (2023). A multilevel review of artificial intelligence in organizations: Implications for organizational behavior research and practice. Journal of Organizational Behavior, 45(2), 159–182. https://doi.org/10.1002/job.2735
Barling, J., & Cooper, C. L. (2008). The SAGE handbook of organizational behavior: Volume I - micro approaches. SAGE Publications Ltd, https://doi.org/10.4135/9781849200448
Nohria, N., & Khurana, R. (Eds.). (2010). Handbook of leadership theory and practice. Harvard Business Press.
Poole, M. S., & Van de Ven, A. H. (Eds.) (2021). The Oxford Handbook of Organizational Change and Innovation. (2 ed.) Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780198845973.001.0001
"Akter, S., Michael, K., Uddin, M. R., McCarthy, G., & Rahman, M. (2020). Transforming business using digital innovations: the application of AI, blockchain, cloud and data analytics. Annals of Operations Research, 308(1–2), 7–39. https://doi.org/10.1007/s10479-020-03620-w Allen, J. A., & Reiter-Palmon, R. (Eds.). (2019). In The Cambridge Handbook of Organizational Community Engagement and Outreach (pp. i–ii). half-title-page, Cambridge: Cambridge University Press. Avolio, B. J., & Kahai, S. S. (2003). Adding the ""E"" to E-Leadership: How it may impact your leadership. Organizational Dynamics, 31(4), 325–338. https://doi.org/10.1016/S0090-2616(02)00133-X Bakker, A. B., Demerouti, E., & Sanz-Vergel, A. (2023). Job demands–resources theory: Ten years later. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 10, 25–53. https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-120920-053933 Einola, K., & Khoreva, V. (2022). Best friend or broken tool? Exploring the co‐existence of humans and artificial intelligence in the workplace ecosystem. Human Resource Management, 62(1), 117–135. https://doi.org/10.1002/hrm.22147 Ferreira, A. I., Pereira, N., & Duarte, H. (2023). The different shades of co-working spaces: how culture change explains the market rules. Culture and Organization, 30(2), 138–157. https://doi.org/10.1080/14759551.2023.2258430 Fischer, T., & Sitkin, S. B. (2023). Leadership Styles: A comprehensive assessment and way forward. Academy of Management Annals, 17(1), 331–372. https://doi.org/10.5465/annals.2020.0340 Handbook of Research on Remote Work and Worker Well-Being in the Post-COVID-19 Era. (2021). In Advances in human resources management and organizational development book series. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-6754-8 Kaplan, A., & Haenlein, M. (2020). Rulers of the world, unite! The challenges and opportunities of artificial intelligence. Business Horizons, 63(1), 37–50. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2019.09.003 Kotter, J. P. (1996). Leading change. Harvard Business Review Press. Kundi, Y. M., & Aboramadan, M. (2022). A multi-level examination of the link between diversity-related HR practices and employees’ performance: evidence from Italy. European Journal of Work and Organizational Psychology, 32(2), 245–255. https://doi.org/10.1080/1359432x.2022.2139682 Schaufeli, W. B. (2017). Applying the Job Demands-Resources model: A ‘how to’ guide to measuring and tackling work engagement and burnout. Organizational Dynamics, 46(2), 120–132. https://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2017.04.008 Schein, E. H. (2010). Organizational culture and leadership (4th ed.). Jossey-Bass. Szkudlarek, B., Romani, L., Caprar, D., & Osland, J. (2020). The SAGE Handbook of Contemporary Cross-Cultural Management. In SAGE Publications Ltd eBooks. https://doi.org/10.4135/9781529714340
Métodos Avançados de Análise de Dados
OA1 | Identificar e distinguir os diferentes efeitos associados à moderação e à mediação
OA2 | Atualizar e aprofundar conhecimentos sobre regressão linear para testar moderação e mediação
OA3 | Aplicar a regressão linear múltipla para os diversos modelos
OA4 | Analisar e interpretar resultados estatísticos
OA5 | Reportar resultados em tese/artigo.
1. Moderação, mediação e mediação moderada
1.1 Moderação: efeito de interação
1.2 Mediação: cadeia de efeitos
1.3 Mediação moderada: efeito indireto condicionado
1.3 Discussão de artigos com moderação, mediação e moderação mediada
2. Moderação via regressão linear múltipla
2.1 Efeito principal e efeito de interação
2.2 Moderadora quantitativa
2.3 Moderadora dummy
2.4 Aplicação com software de estatística (PROCESS em JASP e em SPSS)
2.5 Reportar resultados em tese/artigo
3. Mediação via regressão linear múltipla
3.1 Mediadora quantitativa
3.2 Estimar e testar efeito indireto via bootstrapping
3.3 Aplicação com software de estatística (PROCESS em JASP e em SPSS)
3.4 Reportar resultados em tese/artigo
4. Mediação moderada via regressão linear múltipla
4.1 Condições de aplicabilidade
4.2 Efeito indirecto condicionado
4.3 Aplicação com software de estatística (PROCESS em JASP e em SPSS)
4.4 Reportar resultados em tese/artigo
A avaliação ao longo do semestre inclui:
1. Avaliação individual - Teste escrito (65%) - com nota mínima de 8.5 valores
2. Avaliação em grupo - Trabalho (35%) -com nota mínima de 10 valores.
A avaliação por exame inclui duas provas:
1. Prova escrita (65%) com nota mínima de 8,5 valores
2. Prova prática que corresponde à realização de um trabalho (35%) entregue no dia do exame. Nota mínima de 10 valores.
Eliyana A, Pradana II. (2020). The Effect of Work-Family Conflict on Job Satisfaction with Organizational Commitment as the Moderator Variable. Sys Rev Pharm , 11(10): 429-437. doi:10.31838/srp.2020.10.66
Hair, J., Black, W., Babin, B. and Anderson, R. (2019) Multivariate Data Analysis, Pearson New International Edition (8th ed).
Hayes, A. F. (2022). Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis: A Regression-Based Approach. 3rd, Guilford Press.
Jiang, L., J. and Matthew J. (2018). Work and Affective Commitment: A Moderated Mediation Model of Positive Work Reflection and Work Centrality. J Bus Psychol 33, 545?558. https://doi.org/10.1007/s10869-017-9509-6.
Maroco, J. (2010). Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS), Pero Pinheiro.
Tabachnick, B. and Fidell, L. (2013). Using Multivariate Statistics, USA, Person International Edition, 6ª ed.
https://jasp-stats.org/faq/what-does-jasp-stand-for/
Baron, R e Kenny D. (1986). The Moderator-Mediator Variable Distinction in Social Psychological research: Conceptual, Strategic and Statistical Considerations, Journal of Personality and Social Psychology, 51, 1173-1182.
Preacher, K. J. e Hayes, A. F (2008). Asymptotic and resampling strategies for assessing and comparing indirect effects in multiple mediator models, Behavior Research Methods, 40 (3), 879-891,
Important links:
Kenny, D. A. (2011). Moderation http://davidakenny.net/cm/moderation.htm
Kenny, D. A. (2012). Mediation, http://davidakenny.net/cm/mediate.htm
Baron, R e Kenny D., The Moderator-Mediator Variable Distinction in Social Psychological research: Conceptual, Strategic and Statistical Considerations, 1986, Journal of Personality and Social Psychology, 51, 1173-1182.,
Preacher, K. J. e Hayes, A. F., Asymptotic and resampling strategies for assessing and comparing indirect effects in multiple mediator models,, 2008, Behavior Research Methods, 40 (3), 879-891, http://quantpsy.org/pubs/preacher_hayes_2008b.pdf.,
Kenny, D. A., Moderation http://davidakenny.net/cm/moderation.htm, 2011, http://davidakenny.net/cm/moderation.htm,
Kenny, D. A., Mediation, 2012, http://davidakenny.net/cm/mediate.htm, http://davidakenny.net/cm/mediate.htm
Métodos Avançados de Análise de Dados
OA1 | Identificar e distinguir os diferentes efeitos associados à moderação e à mediação
OA2 | Atualizar e aprofundar conhecimentos sobre regressão linear para testar moderação e mediação
OA3 | Aplicar a regressão linear múltipla para os diversos modelos
OA4 | Analisar e interpretar resultados estatísticos
OA5 | Reportar resultados em tese/artigo.
1. Moderação, mediação e mediação moderada
1.1 Moderação: efeito de interação
1.2 Mediação: cadeia de efeitos
1.3 Mediação moderada: efeito indireto condicionado
1.3 Discussão de artigos com moderação, mediação e moderação mediada
2. Moderação via regressão linear múltipla
2.1 Efeito principal e efeito de interação
2.2 Moderadora quantitativa
2.3 Moderadora dummy
2.4 Aplicação com software de estatística (PROCESS em JASP e em SPSS)
2.5 Reportar resultados em tese/artigo
3. Mediação via regressão linear múltipla
3.1 Mediadora quantitativa
3.2 Estimar e testar efeito indireto via bootstrapping
3.3 Aplicação com software de estatística (PROCESS em JASP e em SPSS)
3.4 Reportar resultados em tese/artigo
4. Mediação moderada via regressão linear múltipla
4.1 Condições de aplicabilidade
4.2 Efeito indirecto condicionado
4.3 Aplicação com software de estatística (PROCESS em JASP e em SPSS)
4.4 Reportar resultados em tese/artigo
A avaliação ao longo do semestre inclui:
1. Avaliação individual - Teste escrito (65%) - com nota mínima de 8.5 valores
2. Avaliação em grupo - Trabalho (35%) -com nota mínima de 10 valores.
A avaliação por exame inclui duas provas:
1. Prova escrita (65%) com nota mínima de 8,5 valores
2. Prova prática que corresponde à realização de um trabalho (35%) entregue no dia do exame. Nota mínima de 10 valores.
Eliyana A, Pradana II. (2020). The Effect of Work-Family Conflict on Job Satisfaction with Organizational Commitment as the Moderator Variable. Sys Rev Pharm , 11(10): 429-437. doi:10.31838/srp.2020.10.66
Hair, J., Black, W., Babin, B. and Anderson, R. (2019) Multivariate Data Analysis, Pearson New International Edition (8th ed).
Hayes, A. F. (2022). Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis: A Regression-Based Approach. 3rd, Guilford Press.
Jiang, L., J. and Matthew J. (2018). Work and Affective Commitment: A Moderated Mediation Model of Positive Work Reflection and Work Centrality. J Bus Psychol 33, 545?558. https://doi.org/10.1007/s10869-017-9509-6.
Maroco, J. (2010). Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS), Pero Pinheiro.
Tabachnick, B. and Fidell, L. (2013). Using Multivariate Statistics, USA, Person International Edition, 6ª ed.
https://jasp-stats.org/faq/what-does-jasp-stand-for/
Baron, R e Kenny D. (1986). The Moderator-Mediator Variable Distinction in Social Psychological research: Conceptual, Strategic and Statistical Considerations, Journal of Personality and Social Psychology, 51, 1173-1182.
Preacher, K. J. e Hayes, A. F (2008). Asymptotic and resampling strategies for assessing and comparing indirect effects in multiple mediator models, Behavior Research Methods, 40 (3), 879-891,
Important links:
Kenny, D. A. (2011). Moderation http://davidakenny.net/cm/moderation.htm
Kenny, D. A. (2012). Mediation, http://davidakenny.net/cm/mediate.htm
Baron, R e Kenny D., The Moderator-Mediator Variable Distinction in Social Psychological research: Conceptual, Strategic and Statistical Considerations, 1986, Journal of Personality and Social Psychology, 51, 1173-1182.,
Preacher, K. J. e Hayes, A. F., Asymptotic and resampling strategies for assessing and comparing indirect effects in multiple mediator models,, 2008, Behavior Research Methods, 40 (3), 879-891, http://quantpsy.org/pubs/preacher_hayes_2008b.pdf.,
Kenny, D. A., Moderation http://davidakenny.net/cm/moderation.htm, 2011, http://davidakenny.net/cm/moderation.htm,
Kenny, D. A., Mediation, 2012, http://davidakenny.net/cm/mediate.htm, http://davidakenny.net/cm/mediate.htm
Análise de Dados Qualitativos em Psicologia
Cada estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
OA1. Reconhecer a especificidade e os contextos de aplicação da pesquisa qualitativa.
OA2. Utilizar as metodologias de análise de discurso e temática.
OA3. Organizar, gerir e codificar dados qualitativos, recorrendo a aplicações informáticas.
OA4. Reconhecer os limites, potencialidades e critérios de avaliação da pesquisa qualitativa em psicologia
OA5. Produzir documentos científicos em que apresentem uma análise de dados qualitativos
CP1. Introdução à pesquisa qualitativa
1.1. Âmbito e perspetivas em pesquisa qualitativa
CP2. Metodologias de análise de dados qualitativos
2.1. Análise de discurso e análise temática: definições e etapas
2.2. Potencialidades e limitações de cada técnica
2.3. Exercícios práticos
CP3. Recursos de software à codificação e análise de dados
3.1. Introdução, potencialidades e aplicações
3.2. Exercícios com recurso ao software MAXQDA
CP4. Critérios de avaliação da pesquisa qualitativa em psicologia
CP5. Escrita e apresentação de resultados nas pesquisas qualitativas.
Avaliação ao longo do semestre: os alunos devem participar nas aulas (mínimo de 75% de presenças) e realizar (1) um trabalho individual (40%) de análise crítica de um artigo científico qualitativo; e (2) um trabalho de grupo (50%) em que aplicam uma das metodologias a um conjunto de dados textuais. Este trabalho será apresentado em aula (10%). São aprovados os alunos com nota igual ou superior a 9,5 valores. Nota mínima de 9,5 valores em cada componente da avaliação ao longo do semestre.
Avaliação final: Exame (100%) sob a forma de trabalho escrito. Este exame consistirá na apresentação de um trabalho de análise temática, apresentado sob a forma de Métodos e Resultados de um artigo científico com as regras da Associação Americana de Psicologia, a partir de textos disponibilizados 3 dias antes da data do exame, na plataforma moodle.
A equipa docente pode requerer avaliação por exame oral (tanto na avaliação ao longo do semestre como na avaliação final) como complemento, sempre que se justifique (ex. caso de dúvida relativamente a plágio)
Bauer, M. & Gaskell, G. (2000). Qualitative Researching with Text, Image and Sound. London: Thousand Oaks.
Braun, V & Clarke, V. (2022). Thematic Analysis: A practical guide. London: SAGE
Braun, V. & Clarke, V. (2014). Successful qualitative research. London: SAGE
Jones, R. (2024). Discourse Analysis. London: Routledge.
Willig, C., & Rogers, W. S. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of qualitative research in psychology. London:Sage.
Woolf, N. & Silver, C. (2017). Qualitative Analysis Using MAXQDA: The Five-Level QDA Method. London: Sage.
Complimentary references will be given at each class.
Serão fornecidas outras referências (específicas) em cada uma das aulas.
Joffe, H. (2012). Thematic analysis. In D. Harper & A. Thompson, Qualitative Research Methods in Mental Health and Psychotherapy (pp. 209-223). Chichester: Wiley-Blackwell.
Levitt, H. M., Bamberg, M., Creswell, J. W., Frost, D. M., Josselson, R., & Suárez-Orozco, C. (2018). Journal article reporting standards for qualitative primary, qualitative meta-analytic, and mixed methods research in psychology: The APA Publications and Communications Board task force report. American Psychologist, 73(1), 26-46. http://dx.doi.org/10.1037/amp0000151
Levitt, H. M., Motulsky, S. L., Wertz, F. J., Morrow, S. L., & Ponterotto, J. G. (2017). Recommendations for designing and reviewing qualitative research in psychology: Promoting methodological integrity. Qualitative Psychology, 4(1), 2-22. http://dx.doi.org/10.1037/qup0000082
Lyons, E., & Coyle, A. (2007). Analysing qualitative data in psychology. London: Sage.
Style, B. A. (2020). APA 7th Edition Guide. Washington, DC: APA.
Análise de Dados Qualitativos em Psicologia
Cada estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
OA1. Reconhecer a especificidade e os contextos de aplicação da pesquisa qualitativa.
OA2. Utilizar as metodologias de análise de discurso e temática.
OA3. Organizar, gerir e codificar dados qualitativos, recorrendo a aplicações informáticas.
OA4. Reconhecer os limites, potencialidades e critérios de avaliação da pesquisa qualitativa em psicologia
OA5. Produzir documentos científicos em que apresentem uma análise de dados qualitativos
CP1. Introdução à pesquisa qualitativa
1.1. Âmbito e perspetivas em pesquisa qualitativa
CP2. Metodologias de análise de dados qualitativos
2.1. Análise de discurso e análise temática: definições e etapas
2.2. Potencialidades e limitações de cada técnica
2.3. Exercícios práticos
CP3. Recursos de software à codificação e análise de dados
3.1. Introdução, potencialidades e aplicações
3.2. Exercícios com recurso ao software MAXQDA
CP4. Critérios de avaliação da pesquisa qualitativa em psicologia
CP5. Escrita e apresentação de resultados nas pesquisas qualitativas.
Avaliação ao longo do semestre: os alunos devem participar nas aulas (mínimo de 75% de presenças) e realizar (1) um trabalho individual (40%) de análise crítica de um artigo científico qualitativo; e (2) um trabalho de grupo (50%) em que aplicam uma das metodologias a um conjunto de dados textuais. Este trabalho será apresentado em aula (10%). São aprovados os alunos com nota igual ou superior a 9,5 valores. Nota mínima de 9,5 valores em cada componente da avaliação ao longo do semestre.
Avaliação final: Exame (100%) sob a forma de trabalho escrito. Este exame consistirá na apresentação de um trabalho de análise temática, apresentado sob a forma de Métodos e Resultados de um artigo científico com as regras da Associação Americana de Psicologia, a partir de textos disponibilizados 3 dias antes da data do exame, na plataforma moodle.
A equipa docente pode requerer avaliação por exame oral (tanto na avaliação ao longo do semestre como na avaliação final) como complemento, sempre que se justifique (ex. caso de dúvida relativamente a plágio)
Bauer, M. & Gaskell, G. (2000). Qualitative Researching with Text, Image and Sound. London: Thousand Oaks.
Braun, V & Clarke, V. (2022). Thematic Analysis: A practical guide. London: SAGE
Braun, V. & Clarke, V. (2014). Successful qualitative research. London: SAGE
Jones, R. (2024). Discourse Analysis. London: Routledge.
Willig, C., & Rogers, W. S. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of qualitative research in psychology. London:Sage.
Woolf, N. & Silver, C. (2017). Qualitative Analysis Using MAXQDA: The Five-Level QDA Method. London: Sage.
Complimentary references will be given at each class.
Serão fornecidas outras referências (específicas) em cada uma das aulas.
Joffe, H. (2012). Thematic analysis. In D. Harper & A. Thompson, Qualitative Research Methods in Mental Health and Psychotherapy (pp. 209-223). Chichester: Wiley-Blackwell.
Levitt, H. M., Bamberg, M., Creswell, J. W., Frost, D. M., Josselson, R., & Suárez-Orozco, C. (2018). Journal article reporting standards for qualitative primary, qualitative meta-analytic, and mixed methods research in psychology: The APA Publications and Communications Board task force report. American Psychologist, 73(1), 26-46. http://dx.doi.org/10.1037/amp0000151
Levitt, H. M., Motulsky, S. L., Wertz, F. J., Morrow, S. L., & Ponterotto, J. G. (2017). Recommendations for designing and reviewing qualitative research in psychology: Promoting methodological integrity. Qualitative Psychology, 4(1), 2-22. http://dx.doi.org/10.1037/qup0000082
Lyons, E., & Coyle, A. (2007). Analysing qualitative data in psychology. London: Sage.
Style, B. A. (2020). APA 7th Edition Guide. Washington, DC: APA.
Estágio de Psicologia Social e das Organizações
OA1. Contatar com instituições que possam conceder estágios curriculares;
OA2. Colaborar na definição dos objetivos e do programa de estágio;
OA3. Demonstrar interesses e capacidades de aprendizagem e de resposta perante as diversas situações;
OA4. Desenvolver capacidades de utilização de instrumentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos;
OA5. Demonstrar maturidade e competências interpessoais no decorrer da sua integração profissional no estágio;
OA 6. Manter sempre uma postura pessoal e profissional digna da Instituição Universitária que representa;
OA 7. Mostrar respeito pelas normas internas da entidade que concede o estágio;
OA 8. Respeitar as normas de conduta ética da profissão, guardando sigilo de todas as matérias relativas ao estágio;
OA 9. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas;
OA 10. Elaborar um relatório no termo do estágio.
OA11. Planear a sua integração no mercado de trabalho após a conclusão do curso.
Esta Unidade Curricular tem por objetivo preparar e acompanhar os/as estudantes no contato direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso de Mestrado em Psicologia Social e das Organizações.
Pela sua natureza, a UC baseia-se na consolidação e aplicação dos conhecimentos e competências já adquiridas de modo a alcançar o objetivo final de conclusão do estágio. A UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de orientação. Os temas abordados incluem:
CP1 - Procura de local de estágio, delineamento e conceptualização do plano de estágio.
CP2 - Relacionamento com colegas e superiores hierárquicos no mundo do trabalho – comunicação e gestão de conflitos.
CP3 - Atividades a desenvolver no local de estágio enquanto psicólogo estagiário.
CP4 - Enquadramento teórico e análise crítica das atividades realizadas.
CP5 – Planeamento do percurso profissional após a conclusão do mestrado.
A avaliação do estágio é feita, exclusivamente, ao longo do semestre: 20 % desempenho no local de estágio, avaliação realizada pelo/a orientador/a no local de estágio, baseada em grelha de avaliação fornecida pelo Departamento de psicologia; 15% participação e apresentação dos planos de estágio nos Seminários de estágio, realizada pelo/a coordenador/a dos seminários; 15% avaliação do processo de aprendizagem ao longo do ano, realizado pelo/a orientador/a interno, com base em grelha fornecida pelo Departamento; 50% relatório final de estágio, avaliado por docente/investigador/a do Departamento, que não o/a orientador/a interno/a de estágio, e com base em grelha de avaliação fornecida pelo Departamento.
Bibliografia1. Regulamento de estágio disponível na plataforma de e-learning. 2. Hammond, M. S., & Brady-Amoon, P . (2021). Building your career in psychology. Taylor & Francis 3. Kuther, T. L.., & Morgan, R. D. (2019). Careers in psychology: Opportunities in a changing world. SAGE 4. Nogueira, M., & Pinto Santos, F. (2023). Trabalho final de mestrado: Antes, durante e depois. Almedina 5. Ordem dos Psicólogos Portugueses (14 de agosto 2024). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Regulamento n.º 698/2041. Diário da República, 2ª série, nº 157. Disponível em https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/caodigo_deontolaogico_regulamento_nao_898_2024.pdf 6. Shoenfelt, E. L. (2020). Mastering the job market: Career issues for master's level industrial-organizational psychologists. Oxford University Press
A ser indicada por cada orientador/a consoante a área específica do estágio. Os/as estudantes são encorajados a explorar os recursos bibliográficos (catálogo físico; bases online) disponíveis na instituição no(s) tópico(s) de interesse.
Trabalho de Projeto em Psicologia Social e das Organizações
O/a aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
OA1: Realizar correctamente uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito;
OA2: Identificar e formular um problema pertinente para o trabalho de projecto;
OA3: Elaborar uma revisão de literatura relevante a adequada ao problema formulado;
OA4: Gerar argumentos empíricos dominando as metodologias e os instrumentos de investigação apropriados ao problema em análise;
OA5: Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição;
OA6: Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada.
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas, pois procura aplicar competências já adquiridas para alcançar o objectivo de conclusão do trabalho de projecto. Não obstante, algumas das matérias constantes da UC compreendem:
CP1: Formulação do problema e respectivo enquadramento teórico (Introdução e Diagnóstico de necessidades)
CP2: Definição do programa de intervenção
CP3: Método de avaliação do programa;
CP4: Normas de redacção e apresentação (Preparação para a defesa)
O trabalho de projecto de mestrado deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública, respeitando as normas estabelecidas pelo ISCTE-IUL. O Projecto deve ser apresentado de acordo com os requisitos formais e nos prazos estabelecidos pelo ISCTE-IUL.
BibliografiaWalliman, N. (2005). Your research project (2nd Ed.). London. SAGE. Santos, N. R. (2005). Projectos de investigação em Psicologia: Guia para a sua elaboração e execução. Évora: NEPUE. Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage. Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE. Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage. Bem, D.J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177. American Psychological Association (2009). Publication Manual of the American Psychological Association. Washington: APA. Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado (ISCTE, 2008)
Judd, C., Smith, E., & Kidder, L.H (1991). Research methods in social relations (6th Ed). Fort Worth: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students (2ª ed., cap. 1). Essex: Prentice Hall. Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science (4th ed.). Berkshire: Open University press.
Dissertação em Psicologia Social e das Organizações
O/a estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
OA1: Reflectir de forma crítica sobre questões de ética em investigação em Psicologia; OA2:Realizar correctamente uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito;
OA3: Identificar e formular um problema pertinente para a investigação científica;
OA4: Elaborar uma revisão de literatura relevante a adequada ao problema formulado;
OA5: Gerar argumentos empíricos dominando as metodologias e os instrumentos de investigação apropriados ao problema em análise;
OA6: Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição;
OA7: Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada.
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas, pois procura aplicar competências já adquiridas para alcançar o objectivo de conclusão da dissertação de mestrado. Não obstante, algumas das matérias constantes da UC compreendem:
CP1: Princípios éticos de investigação em Psicologia - submissão de projetos à Comissão Especializada de Ética em Psicologia (CEEC) ECSH-Iscte; CP2: Formulação do problema e objectivos de investigação e respectiva sustentação teórica (Introdução)
CP3: Adequação do plano de pesquisa ao problema e objectivos (Método)
CP4: Apresentação e interpretação de resultados (Análise de dados e resultados; Discussão e conclusões)
CP5: Normas de redação e apresentação (Preparação para a defesa)
A dissertação será defendida em provas públicas onde se avalia as componentes técnica, o trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A Dissertação deve ser apresentada de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.
A presença nos seminários é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Será facultada ao júri a informação sobre o envolvimento do/a aluno/a, como elemento adicional de contextualização da avaliação.
Bell, J., & Waters, S. (2014). Doing your research project: A guide for first-time researchers (6th ed.). Open University Press. Garrido, M. V., & Prada, M. (Orgs.). (2016). Manual de competências pessoais e académicas. Sílabo. O'Leary, Z. (2017). The essential guide to doing your research project (3rd ed.). SAGE Punch, K.F. (2016). Developing effective research proposals (3rd ed.) SAGE. Walliman, N. (2005). Your research project (2nd ed.). SAGE.
APA. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). Henderson, E. L. (2022, January 25). A guide to preregistration and Registered Reports. Preprint ISCTE, Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado, 2020, null, https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2017/01/12/1484219637249_Normas_orientadoras_dos_2__ciclo2009_doc.pdf ISCTE, Normas de apresentação e de harmonização gráfica para dissertação ou trabalho de projecto de mestrado e tese de doutoramento, 2020, null, https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2020/07/14/1594736316665_Iscte_Normas_Graficas_2020.pdf Orientações aos Investigadores sobre Proteção de Dados Pessoais Page M.J., et al. (2021) The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. PLoS Med 18(3): e1003583. Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146. Ridley, D. (2008). The literature review: A step-by-step guide for students. Sage. Tackett, J. L., Brandes, C. M., Dworak, E. M., & Shields, A. N. (2020). Bringing the (pre)registration revolution to graduate training. Canadian Psychology, 61(4), 299-309. Ordem dos Psicólogos Portugueses (14 de agosto 2024). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Regulamento n.º 698/2041. Diário da República, 2ª série, nº 157. Disponível em https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/caodigo_deontolaogico_regulamento_nao_898_2024.pdf Comissão Especializada de Ética em Psicologia: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/escolas/ciencias-sociais-humanas/comissoes-de-etica/comissao-especializada-de-etica-de-psicologia/2607/documentos-orientadores
Optativas recomendadas
O plano de estudos prevê a realização de 4 unidades curriculares optativas, 2 em cada semestre.
A Direção do curso recomenda aos estudantes as seguintes unidades curriculares optativas:
1º Semestre
- M8211 - Psicologia Social da Saúde
- M8212 - Psicologia Social do Envelhecimento (inglês)
- 01694 - Diversidade no Trabalho (inglês)
- M8210 - Psicologia Social da Justiça
- M8217 - Psicologia Organizacional
- M8218 - Psicologia dos Recursos Humanos
- 00731 - Emoções, Marketing, Publicidade e Tomada de Decisão
2º Semestre
- M8209 - Psicologia Social do Género
- M8215 - Psicologia Social do Consumo e da Comunicação
- M8216 - Psicologia do Trabalho
- M8214 - Psicologia Social da Educação
- M8208 - Psicologia Social do Ambiente
- 03140 - Psicologia das Relações Interpessoais: Contextos Sociais e Organizacionais
- 00730 - Métodos Qualitativos em Psicologia (português / inglês)
- 00136 - Emoções nas Relações Sociais e Culturais (inglês)
Nota: As unidades curriculares optativas têm um número limitado de vagas e o seu funcionamento está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
Objetivos
O objetivo do MPSO é proporcionar aos alunos formação de alta qualidade especializada para a prática profissional independente como Psicólogo Social e das Organizações que, segundo os padrões europeus inscritos na Declaração de Bolonha, requer uma formação universitária com a duração de 5 anos, o que corresponde à conclusão de dois ciclos de ensino superior nesta área científica.
A formação oferecida pelo MPSO corresponde à fase final da formação em Psicologia (2º Ciclo), especificamente em Psicologia Social e das Organizações. Esta formação procura proporcionar aos alunos:
- Um contacto direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso;
- O desenvolvimento de capacidades de utilização de instrumentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos;
- Um incrementar do grau de maturidade, preparação e de relacionamento humano dos alunos para o desempenho profissional futuro enquanto Psicólogos Sociais e das Organizações;
- A capacidade de apresentar, divulgar e defender em contextos específicos os resultados dos seus trabalhos de investigação e de intervenção no domínio da Psicologia Social e das Organizações;
- A compreensão das caraterísticas, necessidades e alterações do mundo do trabalho, bem como a compreensão da ligação escola - mundo do trabalho.
Ao terminar o MPSO, os alunos devem ser capazes de:
- Conhecer, diferenciar e avaliar empiricamente os principais modelos de diagnóstico e intervenção em PSO;
- Aplicar os conhecimentos de PSO ao levantamento de necessidades e desenvolvimento de planos de intervenção social e organizacional adaptados a contextos específicos;
- Integrar o conhecimento em PSO de forma a analisar situações complexas, a formular diagnósticos e a planear intervenções;
- Desenvolver de forma original e autónoma ideias de investigação no domínio da Psicologia Social e das Organizações.
Em todas as Unidades Curriculares do MPSO estes objetivos são definidos operacionalmente e avaliados através de um ou mais instrumentos de avaliação adequados ao tipo de objetivo.
No MPSO existe uma forte aposta na articulação de Unidades Curriculares de Métodos de Investigação e Análise de dados com outras Unidades de índole teórica e teórico-prática, bem como a preparação dos alunos para a sua prática profissional através do Desenvolvimento das suas Competências Pessoais e Profissionais ou das suas Competências Académicas.
Acreditações
