Equipa


Coordenadora Científica
Arquiteta (1987), Doutorada em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa (2017), tendo como objeto de investigação a relação entre o projeto e os meios que o suportam.
Exerce profissão liberal e docência - área de Desenho no ISCTE-IUL - em simultâneo e complementaridade.


Técnico Superior
João Sousa é mestre em arquitetura pelo ISCTE-IUL, Lisboa. Foi em 2013 estagiário no atelier de arquitetura e design de interiores Wierszyllowski & Projektanci. Colabora desde 2013 com o Vitruvius FabLab, laboratório de investigação e fabricação digital, onde está envolvido em vários projetos. Concluiu em 2015 o Curso de Estudos Avançados em Arquitetura Digital (ISCTE-IUL / FAUP), com o projeto de investigação “CorkBuild: Expanded Corkboard Parametric Building System”, patrocinado pela empresa Amorim Isolamentos.


Luis Carvão

Maria João de Oliveira

Bárbara Varela

Inês Silvestre

Miguel Duarte

Vasco Costa

Sara Lucena

Raquel Martins

João Pedro Costa

Elisabetta Corvino

Diego Novo

Gonçalo Feiteira

Rúben Viegas

Rúben Ferreira

Ana Lopes

Susana Neves

Ana Catarina Gomes

José Castro Caldas

Nichollas Cruz

Daniela Rosa

Carla Ferreyra

Pedro Sequeira

Guillaume Romain

Oceane Duffour

Tarciana Andrade

Carolina Cardoso

Belén Hermo Diz

Catarina Santos

Raquel Lopes

Joao Parcelas

Coordenadora Científica
Arquiteta, Mestre em Desenho Urbano e Doutorada em Arquitetura e Urbanismo. Professora assistente no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Diretora do Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos. Coordenadora científica do laboratório de fabricação digital - Vitruvius Fablab-IUL (2011 - ). Realiza investigação e publica na área de arquitetura digital: desenho computacional, processos e ferramentas digitais para apoiar o projeto. Participa e coordena workshops e ensino continuo com o apoio da indústria portuguesa.
Vasco Moreira Rato é Professor Associado no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona sustentabilidade no Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Os seus interesses de investigação são o projeto baseado no desempenho, o impacte ambiental de materiais e a seleção multicritério de materiais para uma arquitetura sustentável, atividade que desenvolve no ISTAR-IUL e no VitruviusFabLab-IUL. É licenciado em arquitetura, tem um mestrado em construção (Instituto Superior Técnico) e é doutorado pela Universidade Nova de Lisboa em Engenharia Civil; tem uma especialização em Business Sustainability Management do University of Cambridge Institute for Sustainability Leadership. Foi Diretor de Sustentabilidade do ISCTE-IUL (mar.2017-out.2018) e faz atualmente parte do Grupo Executivo de Sustentabilidade do ISCTE-IUL.
Maria João de Oliveira é arquitecta residente em Lisboa e co-fundadora da MOFO, LDA Arquitetura e Design. Docente na Lisbon School of Design, onde lecciona Ferramentas Digitais e Packaging nos cursos de Design de Eventos e Design Gráfico. Exploradora de metodologias de design, forma, estrutura e materiais, tem como foco projetos transdisciplinares, investigação biomimética, estruturas de sombreamento, tecnologias CAD/CAM, ciência e tecnologia abertas e sustentabilidade ambiental, atividades que desenvolve no DINÂMIA´CET do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa como investigadora doutorada integrada. Mestre (pós-bolonha) em Arquitectura e Doutorada pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, tem ainda uma especialização em Arquitectura Digital pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP)
Filipa Crespo Osório é Arquitecta licenciada pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (DARQ-FCTUC) desde 2006. Trabalhou em ateliers de Arquitectura em Barcelona e Lisboa e em 2012/13 concluiu o Curso de Estudos Avançados em Arquitectura Digital do ISCTE-IUL. Em 2020 concluiu a tese de Doutoramento no ISCTE-IUL, ISTAR-IUL, com o título "Origami Surfaces for Kinetic Architecture" com bolsa financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Ref. SFRH/BD/100818/2014).
Bárbara Varela é mestre em Arquitectura pelo ISCTE-IUL Lisboa, desde 2011. Desenvolveu o trabalho final de mestrado na FAU-SP, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, Brasil, com o nome SHPMA - Sustainability in Housing by joint Effort and Self-Management. Em 2013 concluiu o Curso de Estudos Avançados em Arquitectura Digital - CEAAD, pelo ISCTE-IUL/FAUP, com o trabalho final: 3D EARTH. Low Cost + High Tech. No Brasil, colaborou com várias ONGs e com o estúdio Ambiente Arquitectura. Em 2008 integrou a equipa de trabalho GRID. A sua área de investigação relaciona-se com as áreas da auto-construção, processos CAD-CAM, sustentabilidade e recursos naturais. De 2012 a 2015 colaborou com a equipa do Vitruvius FABLAB ISCTE-IUL, em Lisboa, estando envolvida em diferentes projectos de investigação, onde combinou processos low-cost com fabricação digital em arquitectura. Ao mesmo tempo trabalhou em projectos colaborativos/participativos em escolas e bairros sociais em parceria com a Fundação Aga Khan. De 2015 a 2016 trabalhou em Phnom Penh, Cambodja, onde colaborou com ONGs, com uma empresa de Design e também como freelancer.
Interessado nos cruzamentos entre a matemática e a forma construída, Pedro de Azambuja Varela termina a licenciatura em Arquitectura na FAUP em 2006 com a tese: “Espaços de planta elíptica na arquitectura religiosa: o caso da Igreja dos Clérigos no Porto”. Após trabalhar em Viena e em Nova Iorque, ingressa na primeira edição do PDA da FAUP em 2008 procurando aprofundar conhecimentos na área do projecto de arquitectura e computação. Publica na Nexus em 2010; integra proposta de investigação liderado pelo Dr. José Pedro Sousa e integra o Projecto de Investigação FCT “Tecnologia Robótica para um Projecto e Construção Não-Standard em Arquitectura” (PTDC/ATP-AQI/5124/2012). No seguimento de vários trabalhos desenvolvidos na área do design algorítmico, ingressa em 2012 na primeira edição do CEAAD (Curso de Estudos Avançados em Arquitectura Digital) organizado pela FAUP e ISCTE-IUL. Durante este ano lectivo publica papers na Future Traditions 2013 e na Geometrias’13, e é orador convidado na Arquibio 2013. Profissionalmente, Pedro de Azambuja Varela tem dirigido a empresa AZVAvisuals onde os seus conhecimentos em design gráfico e webdesign, programação, manipulação de imagem e modelação 3D avançada e renderização provaram ser fonte de sucesso. Projectos de arquitectura específicos fazem também parte da actividade do escritório, usando as mais recentes tecnologias de modelação BIM, produzindo desenhos, modelos e cálculos; este interesse levou à organização de workshops e aulas sobre o assunto.
António Brito Guterres tem acesso privilegiado a bairros da Área Metropolitana de Lisboa cuja realidade é completamente desconhecida pela maior parte das pessoas. António é membro do DINÂMIA’CET – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, grupo em que faz investigação. Anteriormente, obteve a pós-graduação em Estudos Urbanos e, durante a licenciatura em Serviço Social, escreveu uma tese sobre os impactos sociais e culturais das políticas de realojamento. Em paralelo ao trabalho académico, António tem estado envolvido em inúmeros projetos de desenvolvimento territorial que lhe permitem ter uma visão pessoal da realidade do território. Foi, por exemplo, chefe de projeto da Iniciativa Bairros Críticos – Operação Vale da Amoreira e coordenador do Centro de Experimentação Artística deste mesmo bairro. Presentemente, para além do trabalho que continua a desenvolver com várias organizações locais nos bairros, colabora com a Fundação Aga Khan Portugal, que promove o desenvolvimento social, e está envolvido na criação de uma série de ficção sobre a diversidade de quotidianos e imaginários da Área Metropolitana de Lisboa.
Sónia Pintassilgo concluiu o mestrado em Demografia e Sociologia da População e o Doutoramento em Sociologia, no ISCTE-IUL. É Professora Auxiliar no ISCTE-IUL, onde leciona desde 1996. Leciona e coordena Unidades Curriculares em diferentes licenciaturas e no mestrado de Sociologia, nas áreas da Sociologia e Demografia. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL, na linha de investigação Família, Gerações e Saúde. Os principais interesses de investigação centram-se nas áreas da Demografia, da Sociologia da População e da Sociologia do Nascimento e da Maternidade.
João Sousa é mestre em arquitetura pelo ISCTE-IUL, Lisboa. Foi em 2013 estagiário no atelier de arquitetura e design de interiores Wierszyllowski & Projektanci. Colabora desde 2013 com o Vitruvius FabLab, laboratório de investigação e fabricação digital, onde está envolvido em vários projetos. Concluiu em 2015 o Curso de Estudos Avançados em Arquitetura Digital (ISCTE-IUL / FAUP), com o projeto de investigação “CorkBuild: Expanded Corkboard Parametric Building System”, patrocinado pela empresa Amorim Isolamentos.
Filipe Brandão é arquiteto (FAUP), pós-graduado em arquitetura digital e aluno de doutoramento no Iscte-IUL com a tese "Cork ReWall: Computational Methods of Automatic Generation and Digital Fabrication of Partition Walls for Building Renovation". Recebeu uma bolsa de investigação da Amorim Isolamentos e uma bolsa de mérito do Iscte-IUL ISTA para o desenvolvimento da investigação de doutoramento. Foi co-fundador do coletivo PARQUR em 2012.
Doutoranda em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa com o tema de tese "Cidade como laboratório vivo de inovação cidadã: um contributo metodológico para as práticas colaborativas de cocriação local do espaço urbano". Mestre pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (2012). Co-organizadora da Escola de Verão TUR’19 e Tur'20 – "Technopolitics in Urban Regeneration: Co-creating Public Spaces", um programa de extensão universitário realizado pelo ISCTE, onde lecciona sobre temas relacionados a processos colaborativos na cidade, ferramentas digitais e laboratórios cívicos. Co-fundadora do Garagem Fab Lab Associação, um espaço focado em educação, inovação, tecnologia e criatividade com sede em São Paulo, Brasil (2015-2018). Leccionou disciplinas relacionadas aos temas de Fabricação Digital, Cultura Maker, Open Design, Economia de Compartilhamento e Cultura Colaborativa nos cursos de Design de Produto, Gráfico e Serviços, Moda e Interiores, no Istituto Europeo di Design - São Paulo, Brasil (2016-2018)
Doutoranda em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, Especialidade em Arquitectura Digital no Iscte- Instituto Universitário de Lisboa. Mestre pelo Programa Projeto e Cidade da Faculdade de Artes Visuais na Universidade Federal de Goiás /Brasil (2018) com a dissertação "Taxonomia do Urbanismo Tático: uma proposta para leitura, compreensão e articulação das táticas urbanas emergentes". Pós-graduação lato sensu em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela Universidade de Brasília (2014). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Goiás (2005). Co-fundadora da Sobreurbana, estúdio de urbanismo colaborativo com atuação na cidade de Goiânia/GO. Tem experiência na elaboração de projetos de arquitetura de diversas tipologias, com ênfase em habitação. Empregada sob licença da Caixa Econômica Federal, onde atuou por seis anos no acompanhamento de projetos e obras públicas, com ênfase em habitação social promovida por movimentos sociais. Lecionou as disciplinas de História Geral da Arte e Projeto do Objeto no curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Objetivo.
Concluiu o(a) Mestrado Integrado em Arquitectura em 2013 pelo(a) Universidade Autónoma de Lisboa e Licenciatura em Estudos da Arquitectura em 2011 pelo(a) Universidade Autónoma de Lisboa. Frequenta o(a) Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos pelo(a) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa desde 2016, com o projeto de tese "AUGI (Áreas Urbanas de Génese Ilegal) - (re) habitar para (re) integrar - Micro práticas para (re) qualificação do espaço público. É Assistente de Investigação, pelo DINÂMICA´CET no(a) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Participou em diversos eventos e organizou conferência + escola de verão - Technopolitics in Urban Regeneration: Co-creating Public Spaces. Nas suas atividades profissionais interagiu com colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cidade; Espaço Público; AUGI.
Aluna PhD
Estudante de doutoramento no ISCTE-IUL, em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, no ramo Arquitetura Digital. Investiga a hibridização e transdisciplinaridade em práticas espaciais. Mestre em Arquitetura (2019), com a Dissertação "A cidade enquanto ferramenta política - os usos do espaço público".
Vários anos de experiência em projeto arquitetónico, projeto estrutural e tecnológico-ambiental e sustentável, projeto de execução, através dos processos da metodologia BIM, organização do trabalho no processo de projeto e supervisão da construção. Altamente especializado na renderização gráfica de imagens fotorrealistas e fotomontagens, através da utilização de software de pós-processamento gráfico. Vontade de obter experiência significativa no domínio do projeto e construção arquitetónico-estrutural, na validação de processos BIM e na aprendizagem de todas as competências necessárias ao exercício independente da profissão.
Voltar ao topo