Processo participativo | 2017

Pretende-se promover a saúde, a saúde mental e o bem-estar da comunidade intercultural do bairro do Casalinho da Ajuda através da capacitação das pessoas e das organizações através das artes, do desporto e da cultura e melhorar a empregabilidade da população através de formação em competências literácitas e no desenvolvimento de uma cultura de capacitação, autonomia e de aprender a aprender. A partir do conceito de “CASAlinho COMUM” pretende-se criar um espaço, localizado na EB1/JI Homero Serpa, de cidadania e participação, empoderamento e governança inclusiva do território. 

Um número significativo de crianças e jovens (80), residentes no Bairro do Casalinho da Ajuda, não frequenta nenhum sistema educativo, apresentando números significativos de absentismo. Para que seja possível desenvolver um sentido de pertença  e  gosto pela Escola, através do desenvolvimento de uma oferta de atividades ligadas às artes, complementares ao ensino formal, para que contribuam para o desenvolvimento do sentido estético e competências que cada um possui. Assim através do desenvolvimento de atividades ligadas à Música, Dança e Plástica perceber as competências e gostos de cada sujeito com o objetivo de trabalhar cada um com um todo sendo o próprio o “ator principal” do seu próprio desenvolvimento.

O VFABLAB participou no projeto levando até ao CASAlinho COMUM a sua oficina Pequenos&Atelier adaptada à faixa etária e contexto especificos.

Equipa _ Alexandra Paio (ISCTE-IUL), Ana carolina Farias (ISCTE-IUL), Carolina See (ISCTE-IUL), Stepphanie Roman (ISCTE-IUL) 

Parceiros_ ASSOCIAÇÃO DE APOIO E SEGURANÇA PSICO-SOCIAL, Junta de Freguesia da Ajuda, Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda

Voltar ao topo