Projetos de Investigação

Origami surfaces for kinetic architecture

Esta investigação propõe a exploração de superfícies de origami, dobráveis de forma rígida, como meio de materialização de espaços reconfiguráveis através de movimento. Este tipo de superfícies tesseladas são o resultado da transformação de um elemento plano, sem capacidade estrutural que, através de dobras no material, ganha propriedades de auto-suporte. Dependendo do padrão de dobragem e segundo regras de dobragem bem definidas de acordo com uma cinemática rígida, a superfície ganha a capacidade de assumir diferentes configurações.

A investigação segue uma metodologia baseada em experiências práticas e multidisciplinares apoiada em ferramentas digitais para a exploração formal e simulação. Através das experiências desenvolvidas é proposto um processo de trabalho, desde a conceptualização à construção, de estruturas cinéticas baseadas em superfícies dobráveis de origami rígido de padrão regular.

A dissertação demonstra que as superfícies de origami dobradas de forma rígida podem ser utilizadas como estruturas dinâmicas para materializar espaços reconfiguráveis a diferentes escalas. Demonstra ainda que a utilização de sistemas pantográficos como mecanismos associados a partes específicas da superfície permite atingir um movimento sincronizado e a possibilidade de bloquear o movimento em estados específicos da dobragem

Tese de Doutoramento | 2020

Autora _ Filipa Peres Crespo Osório

Links _ 

http://hdl.handle.net/10071/20505

Back to top