01

Alexandra Paio

Arquiteta (UL, 1993), Mestre em Desenho Urbano (ISCTE-IUL, 2002) e Doutorada em Arquitectura e Urbanismo (ISCTE-IUL, 2011). É Professora auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e  coordenadora do Laboratório de Fabricação Digital – Vitruvius Fablab-IUL e co-coordenadora do CEAAD: Curso de Estudos Avançados em Arquitectura Digital ISCTE-IUL| FAUP. Coordena também a especialização em Arquitetura Digital do Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos em Arquitetura Digital e o Curso de Especialização em Territórios Colaborativos: Processos, Projeto, Intervenção e Empreendedorismo.

Leciona na área de projeto de arquitectura e da computação no Mestrado Integrado em Arquitectura e no CEAAD. Coordenadora regional do projeto OIKOnet. A global multidisciplinar network on housing research and learning (financiado pela União Europeia) e coordenadora do projeto EMERG.CITIES4ALL (ISCTE-IUL). Investigadora no Projeto TEL@FTELa - Technology Enhanced Learning at Future Teacher Education Lab (PTDC/MHC-CED/0588/2014).

Coordena e orienta trabalhos de investigação na área da arquitectura digital: design computacional, processos e ferramentas digitais de apoio ao projeto criativo, fabricação digital e métodos tradicionais em arquitectura, habitação emergente, espaço público e processos participativos e arquitectura interativa. Participa e coordena workshops e formação contínua com apoio de empresas da indústria portuguesa e Câmaras Municipais nas temáticas da fabricação digital e processos participativos. Publica artigos em revistas especializadas e trabalhos em atas de eventos na área da arquitectura digital.

Perfil Ciência-IUL

Perfil DeGóis

02

Vasco Moreira Rato

Professor Auxiliar do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, onde coordena a área científica de tecnologias da arquitetura, e é investigador no ISTAR-IUL e no VitruviusFabLab-IUL. 

Licenciado em arquitetura, tem mestrado em construção (IST/UTL) e é doutorado pela UNL em Engenharia Civil (especialidade de Reabilitação do Património Edificado). Tem experiência profissional académica e empresarial nas áreas dos materiais para arquitetura e reabilitação de edifícios, da gestão de projeto, das tecnologias de construção e da eficiência energética em edifícios. Desenvolve atualmente atividades de ensino e de investigação relacionadas com a sustentabilidade, a eficiência energética e os materiais em arquitetura.

Perfil Ciência-IUL

04

João Pedro Sousa

João Pedro Sousa nasceu em Évora em 1989, tendo completado na mesma cidade os estudos em Artes Visuais. 

Formou-se no ano de 2012 em Mestre em Arquitectura pelo Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL, Lisboa, onde desenvolveu a tese de Mestrado “Novos Espaços Culturais: O Panorama por Detrás dos Pequenos Ícones”. Participou em várias conferências e workshops, colaborou na organização de eventos e exposições com trabalhos da sua autoria, numa das quais foi co-autor de um catálogo e de um documentário premiado sobre a obra do arquitecto Luiz Cunha. Foi em 2013 arquitecto estagiário na empresa Wierszyllowski & Projektanci, atelier de arquitectura e design de interiores na Polónia. Colabora desde 2013 com a equipa do Vitruvius FabLab – ISCTE-IUL, laboratório de investigação e fabricação digital, onde está envolvido em vários projectos e na organização de eventos e workshops dessa área. Concluiu em 2015 o Curso de Estudos Avançados em Arquitectura Digital (CEAAD), um curso conjunto do ISCTE-IUL e da FAUP, com o projecto de investigação “CorkBuild: Expanded Corkboard Parametric Building System”, patrocinado pela empresa Amorim Isolamentos.

05

Sancho Moura de Oliveira

Sancho Moura de Oliveira é professor assistente e investigador do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) no Instituto de Telecomunicações.

Mestre e Doutorado em física pela Universidade de Lisboa e licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico. Esteve envolvido em vários projectos de investigação internacionais e tem mais de 12 anos de experiência no ensino em assuntos como programação, software de programação para sistemas inteligentes, arquitetura de computadores e computação física. As suas principais áreas de investigação científica são sistemas complexos distribuídos e evolução artificial de controladores para robôs. Foi autor e co-autor de mais de 30 trabalhos científicos.

Perfil Ciência-IUL