01/04

OFICINAS DE IMPRESSÃO 3D - De 7 a 18 Dezembro de 2015

O Vitruvius FabLab do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em parceria com a BEE Very Creative está a promover um conjunto de oficinas de impressão 3D, utilizando a BEE The First, a primeira impressora 3D de marca portuguesa.

Os workshops vão decorrer durante o mês de Dezembro e são direccionados a diferentes tipos de público, como alunos do ensino básico, secundário e superior e também para profissionais. A inscrição realiza-se através do email do Vitruvius FabLab e mediante marcação prévia.

 
Vitruvius FABLAB –IUL, ISCTE-IUL
 
Bee Very Creative, Impressão 3D
https://beeverycreative.com/
01

Imprime a Tua CASA!

A OFICINA “Imprime a Tua CASA! ” tem como objetivo, através de um desafio de construir uma casa para uma cidade, introduzir os participantes às formas geométricas básicas 3D em arquitetura virtuais e físicas.
 
Os participantes vão poder identificar os princípios básicos de composição arquitetónica 2D/3D através de formas geométricas básicas e cores.
 
Plano: Através do desenho 3D, os participantes identificam as formas geométricas básicas tridimensionais e imprimem uma casa. Segue-se a montagem do puzzle.
 
Destinatários: Escolas Básicas
Formador: João Pedro Sousa e Susana Neves
Duração: 2 horas
Valor: 5 euros
Datas: 7 a 18 Dezembro (mediante inscrição prévia)
02

Imprime a Tua Ideia 3D!

A OFICINA “Imprime a Tua Ideia 3D!” tem como objetivo apresentar aos participantes a conceção básica de desenho e impressão 3D. O recurso a Impressoras 3D tem potenciado a rápida concretização de ideias através da impressão de objectos tridimensionais de pequena escala.
 
A Impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, é uma técnica de fabricação aditiva em que o modelo tridimensional é construído por sucessivas camadas de material. A Impressão 3D proporciona aos utilizadores adquirir competências em processos digitais que traduzem uma ideia em realidade física.
 
Plano: Introdução à modelação e Impressão 3D e suas técnicas; Introdução à modelação 3D; lógicas de encaixe; potencialidades e constrangimentos do recurso à impressão por meios aditivos; preparação do objeto para prototipagem e prototipagem de um objeto.
 
Destinatários: Escolas Secundárias
Formador: João Pedro Sousa e Susana Neves
Duração: 3 horas
Valor: 9 euros
Datas: 7 a 18 Dezembro (mediante inscrição prévia)

 

03

Imprime o teu Projeto!

A OFICINA “Imprime o teu Projeto!” tem como objetivo introduzir os participantes aos processos digitais de adição. O recurso às técnicas de impressão 3D tem potenciado a rápida concretização de ideias através da impressão de objectos complexos tridimensionais de pequena escala.
 
A Impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, é uma técnica de fabricação aditiva em que o modelo tridimensional é construído por sucessivas camadas de material. Este tipo de fabricação proporciona aos utilizadores adquirir competências em processos digitais que traduzem uma ideia em realidade física.
 
Plano: Introdução à modelação e Impressão 3D e suas técnicas; Introdução à modelação 3D; lógicas de encaixe; potencialidades e constrangimentos do recurso à impressão por meios aditivos; preparação do objeto para prototipagem, e prototipagem de um objeto.
 
Destinatários: Alunos Universitários
Formador: João Pedro Sousa e Susana Neves
Duração: 3 horas
Valor: 15 euros
Datas: 7 a 18 Dezembro (mediante inscrição prévia)

 

04

Prototipagem rápida

A OFICINA “Prototipagem rápida” destina-se a profissionais que utilizam a tridimensionalidade como recurso essencial à concretização física de ideias. O objetivo é realizar uma introdução às tecnologias de Prototipagem Rápida, enfatizando os seus princípios, benefícios, processos e aplicações.
 
A Prototipagem rápida é o processo de adição mais conhecido na fabricação digital. Trata-se de uma técnica de produção de objectos assente em sistemas CAD (desenho assistido por computador) |CAM (manufatura assistida por computador). Isto é, os dados gerados em softwares CAD são automaticamente traduzidos para máquinas de prototipagem.

As tecnologias RP permitem aos profissionais criar rapidamente protótipos concretos a partir de desenhos 3D em CAD e são um auxílio visual excelente durante a discussão prévia do projeto com colaboradores ou clientes.

Plano: Introdução à modelação 3D (modelo CAD); Impressão 3D e suas técnicas (conversão do arquivo CAD em formato STL); lógicas de encaixe; potencialidades e constrangimentos do recurso à impressão por meios aditivos; preparação do objeto para prototipagem, e prototipagem de um objeto (limpeza e acabamento do protótipo).
 
Destinatários: Profissionais (ligados às áreas das artes, bioengenharias, engenharias, etc)
Formador: João Pedro Sousa e Susana Neves
Duração: 3 horas
Valor: 25 euros
Datas: Datas: 7 a 18 Dezembro (mediante inscrição prévia)