01

Alexandre Pólvora

Investigador no CETCOPRA da Universidade Paris Panthéon-Sorbonne e Investigador Associado do CIES-IUL como MC da Acção COST IS1007 “Investigating Cultural Sustainability”. Doutorando em Filosofia na Universidade Paris e Doutorando em Sociologia no ISCTE-IUL, com apoios FCT, Fundação Calouste Gulbenkian e UFR de Filosofia da Universidade Paris. 

Visiting Scholar no Departamento de Science and Technology Studies do Rensselaer Polytechnic Institute em 2006. DEA-Master em Filosofia: Formas de Racionalidade / Antropologia na Universidade Paris  em 2005 e Licenciatura em Sociologia no ISCTE-IUL em 2004. Áreas principais de investigação em Filosofia da Tecnologia e Sociologia do Quotidiano, com especializações em Interdisciplinaridade Prática entre Domínios Sociais e Técnicos, Modelos Abertos de Ciência e Tecnologia, Políticas Públicas para o Desenvolvimento Tecnológico, Culturas Materiais Modernas, Dejectos e Reciclagem, Sustentabilidade, Fenomenologia, Etnografia e Epistemologia dos Métodos Qualitativos.

02

Nuno Manuel Guimarães

Pró-Reitor ISCTE-IUL com Agregação em Informática da Universidade de Lisboa.

Professor Catedrático, Doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico / Universidade Técnica de Lisboa. Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Instituto Superior Técnico / Universidade Técnica de Lisboa. Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, Instituto Superior Técnico / Universidade Técnica de Lisboa. Áreas de investigação: Interacção Pessoa Máquina.

03

Pedro Campos Costa

Pedro Campos Costa fundador do estúdio Campos Costa Arquitetos. O estúdio Campos Costa Arquitectos, foi fundado no final de 2007 tendo por base uma investigação interdisciplinar e prática de desenvolvimento para informar o projeto arquitetónico.

A abordagem rigorosa para tomada de decisão de drives de arquitetura entre equipas de design e fornecedores com o objetivo de criar um projeto integrado. Tem desenvolvido e entregue projetos em diferentes escalas, desde edifícios a mobília doméstica. Cada projeto é resultado do estudo detalhado dos processos de construção, sistemas e materiais que validam o seu significado cultural e social.

04

Pedro Costa

Pedro Costa é Professor Assistente do Departamento de Economia do ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa) e investigador do DINÂMIA’CET-IUL (Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território).

Economista, Doutorado em Planeamento Regional e Urbano. Tem trabalhado sobretudo nas áreas da economia da cultura e do planeamento e desenvolvimento do território, focando a sua investigação, entre outros aspectos, em questões como o papel das actividades culturais no desenvolvimento dos territórios ou as estratégias para a promoção das actividades criativas. Entre diversos outros trabalhos, coordenou recentemente as Estratégias para a Cultura em Lisboa, para a Câmara Municipal respectiva.

05

Susana Nascimento

Investigadora Pós-Doutoramento no CIES-IUL com bolsa FCT e Investigadora Associada do CETCOPRA da Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne. 

Management Committee Member e coordenadora portuguesa no CIES-IUL da Acção COST IS1007 “Investigating Cultural Sustainability”. Doutorada em Filosofia na Universidade Paris 1 e em Sociologia no ISCTE-IUL em 2009. Visiting Scholar no Departamento de Science and Technology Studies do RPI/Rensselaer Polytechnic Institute em 2006. DEA-Master em Filosofia: Antropologia e Sociologia da Universidade Paris 1 em 2004 e Licenciada em Sociologia no ISCTE-IUL em 2001. Domínio principal de investigação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, com atenção particular aos temas da participação pública, metodologias sociais para o desenvolvimento tecnológico, interdisciplinaridade entre ciências sociais e humanas, arquitectura, engenharia e design, energias renováveis, e sustentabilidade ecológica e social.

06

Alexandra Paio

Alexandra Paio é licenciada em Arquitectura (Universidade Lusíada de Lisboa, 1993), Mestre em Desenho Urbano (ISCTE-IUL, 2003) e Doutorada em Urbanismo e Gramáticas da Forma (ISCTE, 2003).

Professora no Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL e investigadora no ADETTI-IUL. É co-coordenadora do Programa de Pós-graduação de 3º Ciclo de Estudos Avançados em Arquitectura Digital (ISCTE-IUL, Lisboa/FAUP, Porto). Desde 2011 é a coordenadora do VitruviusFabLab-IUL ISCTE-IUL. Participou em diversas palestras e conferências internacionais. Tem publicado artigos em revistas nacionais e internacionais e em conferências sobre a relação entre a arquitetura generativa e o desenho urbano.

07

Vasco Moreira Rato

Vasco Moreira Rato é Professor Auxiliar do Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, do qual é director desde Maio de 2010.

Arquitecto, Mestre em construção e Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa em Engenharia civil Civil (especialidade de Reabilitação do Património Edificado), trabalhou nas áreas de gestão e coordenação de intervenções em património arquitectónico, de materiais para a reabilitação e a conservação de edifícios, e de eficiência energética em edifícios. Desenvolve actualmente investigação no DINÂMIA’CET-IUL e no Vitruvius FabLab-IUL relacionada com o património arquitectónico, os materiais e a energia.

08

António Brito Guterres

António Brito Guterres gere e coordena projectos de intervenção e desenvolvimento nos últimos doze anos em diversas instituições e territórios.

Participa em várias associações, umas locais, outras para a reflexão e  publicitação sobre cidades e urbanismo e tem realizado palestras várias sobre participação, commons, regeneração urbana, arte e cultura no desenvolvimento da cidade. É também membro do INURA – International Network for Urban Research and Action.

Perfil DINÂMIA'CET-IUL

09

Maria João de Oliveira

Maria João de Oliveira é mestre em Arquitectura e Urbanismo pelo ISCTE-IUL, desde 2008.

De 2007 a 2010 colaborou com o Atelier Extrastudio, desenvolvendo em paralelo diversas parcerias com outros ateliers estrangeiros durante o mesmo período. Em 2010 integra a equipa do ISCTE-IUL para o desenvolvimento do Estudo de Avaliação e Diagnóstico dos bairros do Condado e Lóios, um projecto da responsabilidade do IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana). Em 2011 integrou a equipa de investigação do VitruviusFABLAB-IUL, no ISCTE-IUL, desenvolvendo diversos projetos na área da Fabricação Digital. Actualmente, é aluna da Pós-Graduação de Arquitectura Digital, ISCTE-IUL/FAUP, bolseira da Amorim Isolamentos, estando a desenvolver um projecto no âmbito da pós-graduação em parceria com a indústria corticeira. A sua área de investigação actual está relacionada com o potencial e variedade de aplicações da Cortiça na arquitectura.